Andrologia
Andrologia
Quando falamos sobre a saúde sexual masculina, muitos tabus podem cercar o tema, principalmente o receio de falar sobre e se cuidar. Nesse aspecto, o Andrologista é o profissional indicado para cuidar de questões específicas voltadas à fertilidade e sexualidade do homem. Desde a adolescência é recomendado o acompanhamento anual, de forma a monitorar e prevenir determinadas condições. A seguir, separamos alguns dos exames que disponibilizamos aqui no Mater Lab:
Swim Up
Nesta técnica de processamento seminal é feita a eliminação de material amorfo, plasma seminal, células esfoliativas, debris, espermatozoides mortos, imóveis ou sem velocidade de progressão direcional.
A amostra coletada é posta em uma centrífuga e o material seminal com maior qualidade se desloca para a parte de cima da cultura. Em seguida, eles são coletados e postos em uma incubadora para, posteriormente, serem utilizados em Fertilização In Vitro ou Inseminação Artificial.
O método é indicado para ser utilizado em sêmen de boa qualidade tem por objetivo principal recuperar as células com maior qualidade, obtendo uma amostra limpa, contendo apenas os espermatozoides com excelente motilidade.
Gradiente de Densidade
Sendo, atualmente, a técnica mais utilizada, o gradiente descontínuo de densidade também se utiliza da centrífuga para escolher os melhores exemplares de espermatozoides, com uma diferença: nesse caso, as amostras de maior qualidade estarão no fundo do tubo de ensaio. A ideia é dividir os espermatozoides com boa motilidade e integridade dos de qualidade ruim, leucócitos e células germinativas. Em seguida, o material seminal também é movido para uma incubadora, onde esperará o processo de fertilização.
Preparo Seminal
Como parte dos ciclos de preparação para a Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Intrauterina (IIU), este método tem como objetivo selecionar os gametas masculinos que tenham a maior qualidade, eliminando aqueles que não estejam saudáveis o suficiente para uma adequada fecundação do óvulo.
Para a realização deste procedimento é necessário realizar a coleta de duas amostras de sêmen, feita em clínica especializada por meio da masturbação. Em seguida é conduzida uma análise de fatores macroscópicos e microscópicos, observando dados como a morfologia, motilidade, qualidade seminal e afins. É só com esses dados em mãos que será definida a técnica ideal para o preparo seminal.
Técnica Zymont
Neste método inovador (e mais rápido que outros) é possível fazer a seleção dos espermatozoides mais velozes e rápidos. A análise é feita num ambiente laboratorial e simula o percurso que os espermatozoides fariam no útero como uma forma de avaliar quais têm a melhor morfologia e motilidade. Com estes dados em mãos é possível fazer a seleção das amostras de maior qualidade e utilizá-las numa inseminação, garantindo que apenas aqueles que aqueles com os melhores resultados sejam utilizados num processo de inseminação, possibilitando maiores chances de sucesso.